A princípio os dois termos parecem ser a mesma coisa, certo? Mas não, a principal diferenças entre eles é onde cada um é acumulado. Possuem características e benefícios diferentes e, por isso, entender essa diferença ajuda a definir qual será a melhor opção para você acumular e usufruir das inúmeras vantagens.

O que são milhas e como funcionam?
As milhas são um tipo de bonificação que as companhias aéreas concedem aos seus clientes, como forma de fidelização. O nome vem da unidade de medida da aviação Milha Náutica.
Em 1981, nascia então o AAdvantage, o primeiro programa de fidelidade de uma companhia aérea, criado pela American Airlines. Esse programa concedia uma quantidade de milhas para cada voo realizado e, posteriormente, poderiam ser trocados por novos voos.
A partir daí muitas outras empresas criaram seus programas de fidelidade, e além de voos, hoje é possível trocar as milhas por diárias em hotéis, aluguéis de veículos, upgrades de cabine e muito mais.
Com relação ao funcionamento, um programa de milhas oferece aos participantes a oportunidade de acumular diversas bonificações em seu cadastro. A fim de tornar esse benefício ainda mais atrativo, a adesão geralmente é gratuita, bastando acessar o site da companhia aérea e realizar o cadastro. Além disso, existem opções de adesão pagas que proporcionam vantagens adicionais, como a obtenção de milhas mensais extras e outros benefícios exclusivos.
O que são pontos e como funcionam?
Eles são benefícios oferecidos aos usuários de operadoras de cartões de crédito. Assim, os pontos são acumulados a partir das compras utilizando o cartão e são contabilizados (em dólar ou real) dentro da plataforma de cada instituição financeira. Então quanto mais você utilizar o cartão, maior será sua pontuação.
Dentro da plataforma será possível trocar os pontos por produtos, serviços, descontos na fatura ou outros tipos e a melhor opção, transferir para um programa de companhia aérea. A partir daí os pontos viram de fato milhas.
Como acumular pontos?
A principal maneira de acumular pontos é realizando compras com um cartão de crédito. Se você possui um cartão e o utiliza constantemente, é possível que já possua pontos e nem saiba, entretanto, a maioria dos programas pede uma adesão prévia antes de passar a contabilizar os pontos.
Se seu objetivo é acumular ainda mais pontos pelo cartão, aqui vão algumas dicas:
- Escolha um bom programa de fidelidade: como dito anteriormente, cada banco possui suas regras, cartões e benefícios específicos. Por isso, é fundamental que os clientes façam uma pesquisa detalhada para identificar qual programa de pontos melhor atende às suas necessidades e oferece as melhores vantagens de acordo com o seu perfil de consumo.
- Acúmulo de pontos: Avaliar a taxa de acúmulo de pontos, ou seja, quantos pontos são ganhos a cada real ou dólar gasto. Dentro dos bancos existem diversos cartões e bandeiras, que provém mais ou menos pontos.
- Compare taxas e custos: Verificar se o programa possui alguma taxa de adesão ou custo mensal associado.
- Promoções e bônus: Ficar atento a promoções e bônus especiais que podem aumentar a quantidade de pontos acumulados.
- Comprar pontos: alguns programas oferecem a opção de compra de pontos dentro das plataformas. O valor é definido por milheiro, ou seja, para 1.000 milhas.
- Lojas parceiras: existem programas de fidelidade que oferecem parcerias com diversas lojas. Ao realizar compras em estabelecimentos parceiros, é possível aumentar a quantidade de pontos acumulados.
- Assinatura de clubes: ao aderir ao clube, recebe mensalmente uma quantidade de pontos de acordo com o status definido.
Como acumular milhas?
Existem diversas formas diferentes de acumular:
- Em viagens realizadas na companhia aérea: Muita gente não sabe, mas cada vez que você voa por uma companhia aérea, você tem direito de acumular milhas por cada trecho voado. Basta solicitar o crédito das milhas após o voo e caso não possua cadastro, é necessário fazer a adesão ao programa e então as milhas serão creditadas. Entretanto, esse benefício depende do tipo de tarifa paga pelo bilhete, podendo alguns promocionais e tarifas básicas não pontuarem.
- Ao transferir pontos do cartão de crédito para milhas: Muitas companhias aéreas têm parcerias que permitem que você transfira pontos acumulados em programas de fidelidade de cartões de crédito para milhas do programa aéreo. A quantidade de milhas acumuladas depende do trecho voado, sendo que trechos internacionais geralmente geram mais milhas do que trechos nacionais.
- Com assinaturas mensais ou anuais: Algumas companhias aéreas oferecem clubes de assinatura nos quais você paga um valor fixo mensal ou anual e, em troca, recebe automaticamente uma determinada quantidade de milhas em sua conta todo mês.
- Ao comprar milhas: Existe a opção de adquirir milhas comprando-as diretamente. Essa alternativa é útil para pessoas que precisam completar uma quantidade específica de milhas para alcançar uma meta de viagem ou resgatar prêmios.
- Utilizando um cartão exclusivo do programa: Alguns programas de milhas oferecem cartões de crédito exclusivos que permitem o acúmulo automático de milhas em todas as compras realizadas com esse cartão.
Agora que você descobriu o poderoso mundo dos pontos e milhas já pode começar a desfrutar dos imensos benefícios e poder viajar bem mais. Continue de olho no blog para aprender mais e descobrir dicas de como viajar pagando barato.
Obrigada pelo post, muito esclarecedor